Vida simples: quais os benefícios e como iniciá-la na sua família?

por | 2 fev, 2024 | Lifestyle

A vida simples não significa deixar o conforto de lado e muito menos morrer de tédio, ela representa cuidar daquilo que é mais importante para você e priorizar o que faz bem. 

Todos nós criamos nossas próprias lutas e construímos toda a complexidade em torno da valorização do ter e consequentemente passamos por frustrações e sofrimentos. 

Somos responsáveis pela invencível luta diária contra o relógio, contra a correria e a carga de estresse que jorramos sobre nós e que reflete na nossa saúde física e mental e nossa família.

Há algum tempo a Folha de São Paulo apresentou uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, mostrando que entre viver mais, ou melhor, a segunda opção foi a preferida de 57% dos brasileiros.

Ou seja, mais da metade da população deseja mais qualidade de vida no seu dia a dia. Esse desejo é mais forte nas mulheres, segundo o levantamento.

A simplicidade não elimina os desafios, a necessidade do trabalho e nem a busca pelo aprimoramento e evolução da pessoa. Da mesma forma que não nos privamos do conforto, do lazer e do viver bem.

Ela apenas nos torna conscientes em relação aos apegos que nos levam à correria desenfreada do dia a dia, nos convidando ao desapego, ou seja, a viver mais e muito melhor com menos compromissos, posses e estresse, e com muito mais liberdade, calmaria e prazer.

Continue a leitura e confira os benefícios da vida simples e como você pode iniciá-la na sua família.

Os benefícios de ter uma vida simples em família

Infelizmente, o conceito de vida simples ainda está atrelado a um voto de pobreza voluntária e de não fazer nada, quando, na verdade, diz respeito a adotar um novo estilo de ser, a conscientização das nossas necessidades e a definição das prioridades.

Quando você começa a adotar uma vida simples em família, todo o conjunto é beneficiado.

Mas quais são esses benefícios?

Bem-estar 

Partindo do princípio que uma vida simples ajuda diminuir a correria do cotidiano, um dos primeiros benefícios que ela nos dá é o bem-estar físico e mental, afinal, vamos desacelerar o ritmo e conquistar mais calmaria nos nossos dias e semanas.

Sem contar que, desacelerando o ritmo, teremos melhor controle das horas e sobrará mais tempo para curtirmos a vida em família, fazermos programas, brincadeiras, refeições, passeios e muito mais coisas juntos.

Sem contar que você também terá mais tempo para cuidar de si e realizar as atividades que lhe dão prazer, seja em família ou individualmente.

Relações familiares mais saudáveis

Tendo um melhor controle do tempo, por certo seremos mais presentes na vida dos nossos filhos e marido/esposa.

Ao ficar mais com a família a convivência tende a se tornar mais saudável e o relacionamento mais fortalecido, afinal, teremos mais oportunidades para programarmos passeios e muita diversão juntos.

Dias mais produtivos

Adotar uma vida simples também impacta no seu desempenho, afinal, um maior controle do tempo torna seus dias mais produtivos.

Da mesma forma que menos correria ajuda a criar um ambiente mais saudável e a melhorar a sua energia, o que resulta em foco, criatividade e eficiência.

Cultiva a confiança

Nas complexidades que envolvem o ter, o comprar e o ganhar dinheiro, as comparações provocam frustrações constantes.

Adotar uma vida simples significa dar um passo à frente e começar a entender a importância do desapego aos bens materiais. 

Você passa a ter mais clareza sobre o que deseja e onde quer chegar, cultivando a confiança em si e nas pessoas ao seu redor.

Menos preocupações e estresse

Um ponto significante da vida simples é que ela vai ensinando você a se preocupar menos em ter e dispensar energias por zelar excessivamente pelas coisas.

A simplicidade leva você a cuidar mais de si, resultando em menos preocupações e estresse, gerando um maior bem-estar.

Crianças autênticas e independentes

Simplificar a rotina de uma criança reduz a sobrecarga de informações e de afazeres diários, imposta muitas vezes pelos pais (isso não significa que ela não tem de ter responsabilidades). 

A vida simples tira a criança da frente das telas e conecta filhos e pais à natureza, ao brincar, ao soltar-se e interagir entre si. 

Se muitos dos problemas comportamentais da infância estão relacionados à sobrecarga, a vida simples ajuda na construção de crianças autênticas, maduras e independentes.

3 boas práticas para iniciar uma vida simples

Iniciar uma vida simples, principalmente em família, é adotar um novo estilo e consiste em mudanças de hábitos, também exige paciência consigo e muita determinação.

E você pode começar por:

Pratique o presente

Na correria desenfreada e na complexidade da busca por resultados, é comum estarmos fazendo (ou tentando fazer) várias coisas ao mesmo tempo. 

Já aconteceu de você ter que tomar um medicamento e simplesmente não lembrar de tê-lo feito? 

Ou alguém ter falado sobre algo sério com você e dois dias depois precisar tocar no assunto e simplesmente você não lembrar que já havia conversado sobre o assunto?

Já pegou o celular para responder algo importante, viu outra mensagem, se interessou por ela e esqueceu de fazer o precisava ter sido feito?

Esses são pequenos exemplos que mostram a nossa falta de hábito ao praticar o presente. Por isso, busque sempre focar em fazer uma tarefa por vez.

A falta de vivenciar o presente dificulta manter o foco nos nossos objetivos e nos concentrarmos no que realmente importa.

Quando focamos em um único objetivo por vez, fica mais fácil trabalhar nele e alcançá-lo.

Aproveite as coisas simples do cotidiano

Na maioria das vezes, deixamos de aproveitar momentos de extremo valor e, geralmente, eles estão nas coisas simples do cotidiano.

A vida simples nos convoca:

  • apreciar a beleza da natureza a nossa volta,
  • caminhar, 
  • observar a exuberância de uma flor no jardim,
  • curtir ao máximo os segundos de um abraço,
  • sentir prazer em comer algo simples,
  • andar descalço,
  • ler uma poesia, um romance,
  • ficar mais alguns minutos se virando na cama,
  • se desligar do mundo, enquanto toma seu cafezinho,
  • ouvir uma música.

Tire um tempo para fazer nada em família

Tem vida mais simples e gostosa que tirar um tempo para fazer nada em família?

Sente-se no lugar mais confortável do seu sofá e simplesmente curta em estado contemplativo a presença de todos que estão à sua volta e tente silenciar mesmo em meio as risadas das crianças.

Agora que você conferiu quais os benefícios e como começar a vida simples em família, que tal continuar no nosso blog e conhecer 7 livros inspiradores que farão seus filhos amarem a leitura?